Muito farmacêutico e poucas vagas- socorrooooo
Publicado 30.07.2019, por Inácio Louvain.
Bom, eu recebi um comentário no meu artigo da semana passada que me deixou intrigado, no artigo eu dava os dados de que o Brasil é o país no mundo que mais tem faculdades de Farmácia e que a Farmácia deve ser o 2º ou o 3º maior mercado empregador em 2019.
Isso significa que temos muitos novos Farmacêuticos a cada semestre, mas ao mesmo tempo temos um mercado em franco crescimento, ou seja, repleto de oportunidades!
Porém, para muita gente, um mercado competitivo como o nosso é sinal de desemprego, é sinal vagas sendo muito disputadas, é sinal de baixa qualidade no ensino e por aí vai.
Eu torço para que cada vez mais tenhamos um Ensino de maior qualidade nas faculdades em aprendizagem prática, principalmente para o maior mercado do Farmacêutico que é o Varejo, mas neste sentido eu não tenho controle algum.
Por outro lado, a minha preparação eu tenho total controle! Então, é nisso que eu invisto todas as minhas fichas! Em mim! Só que é preciso saber como construir em mim este profissional que não se preocupa com vaga, que entende que a remuneração é uma construção minha e que ela pode ser do tamanho que eu quiser, apesar da maioria das pessoas acharem que não.
Centenas e centenas de pessoas que tenho a chance de trabalhar todos os meses, acreditam (sem se questionarem), que o valor das suas remunerações não depende diretamente da qualidade dos seus trabalhos!
Hoje, eu tenho a chance de ser um dos Farmacêuticos que mais trabalha com o desenvolvimento profissional de Farmacêuticos do varejo do Brasil e por isso me sinto confortável em garantir que se estudarmos o trivial o nosso resultado será no mesmo nível: médio, normal, trivial e está tudo bem com isso, se for uma escolha!
Agora, se algum farmacêutico quer mais da profissão, além de ser um bom profissional do ponto de vista científico, ele precisa ser diferente, ser único, fazer coisas especiais que poucas pessoas fazem, mas sobretudo ele precisa ser excelente em comunicação, marketing e negociação voltados para o Varejo.